Esta semana a geração T@s On decidiu abordar a outra face da tecnologia.
Como usuários activos da tecnologia é comum usufruirmos dos produtos enquanto eles estão in, substituindo-os rapidamente por modelos mais actuais e mais apelativos. Com este comportamento estamos a contribuir para o aumento significativo do lixo electrónico mundial.
Somos telecomandados pela sociedade actual para comprar mais do que verdadeiramente necessitamos, para além das nossas possibilidades, neste caso, das possibilidades dos nossos pais, por caprichos que agora são a nossa realidade. Giramos à volta da tecnologia! É entusiasmante e, curiosamente, assustador.
Um dos problemas mais graves da actualidade é o LIXO ELECTRÓNICO que tem como consequência inevitável a poluição, contaminando o nosso planeta e tendo também consequências nocivas para a nossa saúde. Para travar este problema devíamos todos considerar as nossas escolhas quanto ao consumo de tecnologia e sermos mais conscientes. Sempre que necessitarmos de dar um fim a um produto tecnológico devemos deposita-lo no local destinado para o efeito, e não no lixo comum!
Há ainda a opção de dar um novo fim a esses aparelhos, como é o caso do artista Faith Pearson que utiliza cartuchos antigos de impressoras para fins artísticos! Claro que nem todos temos vontade de desenvolver a nossa veia artística, muito menos com cartuchos electrónicos, mas pensamos que todos nós temos vontade de ter um planeta saudável. Por isso, sigam as nossas sugestões: tentem reparar o produto, coloquem no contentor certo, vendam-no ou ofereçam-no a instituições de caridade!
Sem comentários:
Enviar um comentário