quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Pirataria Informática

Hoje em dia com o grande avanço da Internet que todos nós assistimos, surgem também novos crimes como a pirataria informática.
A pirataria informática abrange para além do download ilegal de músicas, roubar passwords e invadir contas online. Este crime surgiu face à nova moda, que consiste em não sairmos do nosso sofá ao fazer compras online desde alimentos a cd’s, livros, a pagar as contas da luz e o do gás, entre outros. O fascínio e a facilidade que os serviços da internet nos proporcionam chegaram e estão para ficar.
Em relação à música é cada vez mais comum os jovens optarem por downloads ilegais, pelo facilitismo envolvido no processo e também, por ser gratuito. Perdeu-se, sobretudo na nossa geração, o significado de comprar um cd, um vinil, um dvd e até mesmo um livro, que agora surgem em formatos digitais.
Até que ponto não estaremos a desrespeitar o trabalho dos músicos, dos realizadores e dos escritores ao quebrar os direitos de autor? A música não cura doenças, mas cura as almas, assim como os filmes e os livros, transportam-nos para uma história que embora não seja a nossa, pode afectar a nossa vida. A nossa vida tem banda sonora, falas de filmes de cinema e ainda histórias que mereciam estar num livro!
É certo que os preços estão em constante subida e é cada vez mais difícil ter acesso à arte no nosso País. Os CDS são considerados para os meninos “ricos” cujos pais sustentam os “vícios” assim como os dvd’s , e quem compra livros são os considerados “nerds”.
 INCENTIVAMOS-VOS a quebrar estes preconceitos, porque eles começam em nós e reflectem-se na nossa escola, na nossa Sociedade.
Não deixem de ouvir música, ver filmes, ler livros, porém podem fazê-lo sem recursos ilegais, através do itunes (http://www.apple.com/pt/itunes/), myspace (www.myspace.com), youtube (www.youtube.com), Clubes de vídeo e podem sempre partilhar livros com os vossos amigos, ou mesmo aderir ao movimento Livros em circulação.

Sem comentários:

Enviar um comentário