sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

A outra face da internet

A Internet é uma invenção muito útil e divertida, sem dúvida. Nela podemos encontrar muitas vezes respostas a perguntas difíceis de responder, aproximarmo-nos dos amigos que estão geograficamente longe de nós, ou até, fazer novas amizades, entre outras coisas.
Embora seja tão maravilhosa e tão útil, é preciso ter algum cuidado ao utilizá-la...
Um dos riscos e inconvenientes da internet, que não é dos mais falados, mas que pode causar algum incómodo e em alguns casos, pode até ser perigoso quer para uma sociedade ou para um simples individuo, são o dos boatos ou as falsas informações. 
Internet transformou-se na nova arma do bullying adolescente

Provocações, insultos, ameaças e chantagens passaram da escola para a web e telemóveis e até já deram origem a um fenómeno novo: cyberbullying. Anónima e à distância de um clique, esta forma de violência entre pares chega a ter consequências trágicas como a morte.
A Internet tornou-se a arma perfeita para os bullies , pois, a sensação de anonimato, instantaneidade e facilidade da transmissão de mensagens, passa facilmente a ideia de que se pode fazer muita coisa sem grandes consequências.
Os efeitos do cyberbullying podem ser ainda mais graves que os efeitos das agressões físicas, pois têm potencial muito maior de macular a imagem das vítimas e, de certa forma, é mais seguro para os agressores, por conta do suposto anonimato da rede internet.  
O terramoto causado pela organização WikiLeaks, com o vazamento de informações confidenciais contidas em mais de 250 mil documentos norte-americanos é  talvez o mais recente exemplo de como o mau uso da internet não só pode por em causa o bem estar de um individuo, mas também de toda uma sociedade. 
 Esta quebra de sigilo indiscriminada pode não só por à vida de diplomatas e cidadãos comuns em risco, como também, conduzir ao aumento dos riscos de tortura, prisão ou morte – no caso da revelação de nomes de agentes secretos que actuam em países sob regimes autoritários.  
Por isso antes de publicares um comentário ou uma informação na rede , pensa nas consequências que o mesmo pode levar.

Sem comentários:

Enviar um comentário