quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A TECNOLOGIA EM CONTEXTOS CADA VEZ MENOS IMPREVISÍVEIS

                             Eu chamo-me Facebook, e tu?
      A influência das redes sociais é cada vez mais notória, não só no que diz respeito às relações interpessoais mas também como forma de protesto! Assim foi, no Egipto a 11 de Fevereiro de 2011,quando o Presidente Hosni Mubarak abandonou o seu cargo e deixou o caminho livre para a Democracia.
Esta revolução deveu-se em grande parte às redes sociais, principalmente ao Twitter onde foram acordadas as manifestações contra o regime político, tendo em vista um país livre democrático!
De modo a mostrar a sua gratidão, Jamal Ibrahim deu à sua filha o nome de Facebook!

                     Soterrados pedem ajuda por SMS e e-mail” DN

Seguidores da geração t@s on estamos a viver num mundo onde tudo acontece, e cada vez mais são as formas diferentes, originais e inesperadas de usufruir das tecnologias, vamos maximizá-las e utilizá-las em nosso proveito em vez de as utilizarmos como caminho para a destruição do MUNDO!

Um forte sismo atingiu a cidade da Nova Zelândia, Christchurch, e foram muitos os que ficaram soterrados por entre os escombros, nomeadamente alunos e professores que recorreram aos sms para serem retirados dos destroços.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O Futuro mais Próximo do Presente

Estamos num Mundo globalizado, com trocas de informação constante e permanentes. Tudo é muito mais simples e rápido desde que a tecnologia apareceu abrindo caminho ao progresso e ao desenvolvimento.
Actualmente, só o cérebro humano é capaz de fazer maravilhas como criar significado, contextualizar informações e sentir emoções. Para muitos estudiosos do futuro, essa actual supremacia da inteligência humana sobre as máquinas inteligentes não durará muito tempo.
Este vídeo é bem demonstrativo dessa realidade.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

ARTE REAL NUM MUNDO VIRTUAL

Esta semana a Geração tas on vem dar-te uma forma de adquirires cultura através do Google, passando assim para além das fronteiras facebook.
O Google street view para além de nos mostrar as cidades de Portugal, agora tem outra vertente, que consiste em mostrar-nos obras de arte.
As obras de arte, a partir de agora, estão ao alcance de qualquer um!
Através do Art Project (www.googleartproject.com) podemos percorrer as salas e as obras de arte do Museu Rainha Sofia, em Madrid; do MoMA-The Museum of Modern Art, em Nova Iorque; do Museu Van Gogh, em Amesterdão; da Tate Britain e da National Gallery, em Londres; do Hermitage, em São Petersburgo; da galeria dos Uffizi, em Florença; do Palácio de Versailles, em França; do Museum Kampa, em Praga, entre outros. Ao todo são 17 museus de todo o mundo.
Um pequeno veículo com uma câmara que regista imagens de 360º, andou nas galerias e salas de museus e por isso podem visualizar-se, virtualmente, mais de mil obras de arte em alta resolução. Dezassete delas foram digitalizadas com super resolução (gigapixel) e têm um nível de detalhe extremo. Especialistas falam dos quadros, e podemos procurar outras obras do mesmo artista, organizar as nossas próprias colecções, comentar e enviar para amigos e redes sociais.
O Art Project permitirá à população que vive longe destes museus uma experiência próxima do real e única, através da internet, que poderá influenciar as pessoas a ganharem gosto pela arte, pois a juventude actual pouco vai aos museus.
  Se leste este artigo não te esqueças de deixar um comentário!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

JOGOS ONLINE! - Relembra os jogos de tabuleiro

“O Japão ganha mais que o dobro em números absolutos com o mercado de games que os Estados Unidos com o mercado de filmes (…)E grande parte deste valor se deve aos jogos sociais, os que estão no Facebook, por exemplo.” TV Globo, 1 de Fevereiro de 2011
Os jogos online possibilitam aos seus utilizadores estarem no conforto das suas casas ligados aos jogos sociais como o Farmville e o Hotel City, através das redes sociais e de sites cibernautas. Estes jogos permitem-lhes rapidez, evolução no jogo e, sem dúvida, a incontestável qualidade de imagem devido a tecnologia avançada, que cria um fascínio imediato no jogador.
O mundo virtual oferece-nos a possibilidade de jogar online, sendo que, há não muito tempo atrás recorreríamos aos jogos de tabuleiro (monopólio, pictionary, entre outros) ou mesmo aos da nossa criação: às mães e aos pais, às princesas, à macaca, entre outros. Onde ficou a nossa criatividade? Até que ponto se estará a limitar a criatividade, antes estimulada através das brincadeiras e jogos desenvolvidos entre amigos e familiares?
É claro que a olhos vistos essa realidade mudou e as crianças/jovens da nossa geração preferem agora jogar online mais do que qualquer interacção que poderiam estar a ter, tanto com os seus parentes como com os seus amigos.
A nossa pergunta é: Será que não passamos tempo demais a jogar online? Pensem nisso! Abdicamos de desempenhar de forma mais activa papéis como os de aluno, filho, irmão, namorado/a para estarmos ligados ao computador a jogar!
O jogar online torna cada vez mais difícil a nossa vida não estar condicionada pela internet, ou seja, passamos a necessitar de jogar para nos sentirmos bem connosco próprios e com o mundo em redor.
A geração t@s on não é obviamente contra jogar online, até porque tens aspectos muito positivos mas apela à procura do equilíbrio na tua vida, na medida em que pensamos que não deves sacrificar as tuas relações interpessoais por um jogo que te afasta do mundo exterior.
Deixamos-te o convite para relembrares os jogos de tabuleiro:

O Pictionary é jogado em equipas onde o objectivo e adivinhares através de um desenho a palavra certa que está no cartão do teu companheiro de equipa.

Uno, é jogado a pares ou com mais pessoas, neste jogo dispões de um baralho de cartas coloridas facilmente jogadas.
Monopólio, é um jogo onde o objectivo é arrecadares propriedades e levares o teu adversário à falência
Risco, jogo de estratégia  a volta  do mapa do mundo político.